sábado, 14 de abril de 2012

As relações com os países Lusófonos e com a área Ibero-americana

No contexto da política externa, Portugal criou relações com o mundo Lusófono, isto é, com os países que têm o português como língua oficial. Estes  são o Brasil, os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP, grupo formado por Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau) e a partir de 2002, Timor-Leste.
Estes países, que se encontram organizados na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vêm firmando protocolos de cooperação com vários países e organizações nos campos da cultura, educação e fomento, e a preservação da língua portuguesa .A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é uma organização assinada entre países lusófonos, que instiga a aliança e a amizade entre os signatários. A sua sede fica em Lisboa e seu actual Secretário Executivo é Domingos Simões Pereira, da Guiné-Bissau. Promove a data de 5 de Maio como Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, celebrado em todo o espaço. 
Domingos Simões Pereira

Ficheiro:CPLP map-pt.svg
CPLP

As relações entre Portugal e os países lusófonos torna-se bastante favoráveis, pois devido à assinatura de protocolos de cooperação económica e financeira incrementam-se trocas comerciais entre o território português e os países membro da CPLP. 

Exportações para os países da CPLP de produtos agrícolas,
 florestais e das pescas (2004-2008)

Importações dos países da CPLP de produtos agrícolas,
 florestais e das pescas (2004-2008)


Proporção da CPLP no total das trocas comerciais de Portugal com Todos os Países do Mundo: 

% das exportações totais% das importações totais


Através da análise dos gráficos, verificamos que as exportações dirigiram-se preferencialmente para Angola seguida do Brasil. Enquanto que, a maior parte das importações vinham do Brasil, devido ás relações económicas já incrementadas nos anos 90, a quando da integração de Portugal na Comunidade Europeia e da estabilização financeira do Brasil, em 1994, com o Plano Real. Podemos concluir ainda que, no panorama internacional, a proporção das trocas comerciais com a CPLP é bastante significativa em termos de receitas para o Estado (cerca de 10% nas exportações e de 5 % nas importações, o que perfaz uma margem de lucro de quase 5%).  



Para além das relações com os países lusófonos, Portugal estabeleceu também uma colaboração ativa na Comunidade Ibero-Americana. Esta é uma comunidade com propósitos de intercâmbio educativo, cultural, económico e empresarial, científico e técnico. Alberga os países representados no mapa a baixo, e ainda Andorra desde 2004.
Uma perspectiva ibero-americana (1ª parte)
Comunidade Ibero-Americana
Desde 1991, é realizada todos os anos, uma conferência denominada de Conferência Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo. Os seus objectivos são a promoção da cooperação e o desenvolvimento entre os países ibero-americanos.


Podemos concluir assim que, as relações estabelecidas por Portugal com os países lusófonos e com a comunidade Ibero-Americana, se revelou uma mais valia para o país, não só em termos económicos, mas também noutros níveis importantes ao seu desenvolvimento. A  própria integração no contexto internacional sai bastante beneficiada com a cooperação entre diferentes países, o que se traduz em algo bastante positivo para Portugal.


Bibliografia:

Trabalho elaborado por: Márcia Carneiro, nº22, 12ºI.

Sem comentários:

Enviar um comentário