domingo, 15 de abril de 2012

A viragem para uma outra era...

O debate do Estado-Nação

O conceito de "Estado-Nação" surge no século XIX,conseguindo no século seguinte,registar uma certa expansão, tornando-se estrutura da ordem política internacional.
Certos factores levaram a uma crise do Estado-Nação, isto é, afirmou-se serem forças desintegradoras a nível local e regional, estando incluído os conflitos étnicos; os nacionalismos separatistas basco e catalão e a valorização das diferenças e especificidades de grupos e indivíduos.
O impacto da mundialização e das questões transnacionais ultrapassaram o estado-nação , existindo assim uma globalização de várias actividades económicas como a circulação de pessoa e capitais; os contactos multi-culturais; a criminalidade; o terrorismo; os problemas ambientais; os media e a comunicação..tudo isto levou a que autoridades supra e transnacionais fizessem esforços para evitar problemas no novo mundo que viria.



 O símbolo de uma ONG (Organização não governamental) com o intuito de praticar ajuda humanitária.
O simbolo da UNICEF



A explosão das realidades étnicas

As diferentes culturas agitam-se no mundo desde o século XX.
As tensões étnicas iniciam-se devido a dois factores: pela pobreza e pela marginalidade levando assim a vários conflitos. Esses conflitos desde os anos 1980, têm ensanguentado a África, os Balcãs e o Médio Oriente, o Cáucaso, a Ásia Central e Oriental.
As novas guerras são intra-estáticas.
O genocídio tem sido a marca mais terrível dos conflitos étnicos. Multidões de refugiados cruzam fronteiras, "reclamando" o seu direito à vida que os erros dos homens lhes parecem negar. Os Estados mostram-se impotentes para controlar as redes mafiosas e terroristas que se refugiam nos seus territórios e actuam impunemente.


As questões transnacionais:

Hoje em dia, é bastante difícil assistirmos aos acontecimentos, que nos chegam através dos meios de comunicação e ignorarmos tal situação..
As questões transnacionais atravessam as fronteiras do Mundo, afectam sociedades distantes umas das outras e lembram-nos que a Terra e a humanidade, apesar da diversidade, é apenas uma.


*MIGRAÇÕES

Os motivos económicos continuam a ser o motivo principal das migrações, mas os motivos políticos também são um dos factores que contribuem bastante na decisão da mudança de país.
Com o estado mundial de tensão e guerra, os milhões de refugiados que o Mundo contabiliza, deve-se apenas a esta razão.









*TERRORISMO
Desde o sucedido no dia 11 de Setembro de 2001, tornou-se impossível ignorar a ameaça internacional, que se denomina de terrorismo. Existem vários exemplos de terrorismo por o mundo: a Europa defronta-se com o terrorismo basco, irlandês, tchetcheno, albanês, bósnio; a América Latina defronta-se com terroristas ocorridos na Colômbia; a América do Norte conheceu o atentado mais violento; a Ásia defronta-se com o terrorismo religioso e político; e África encontra-se na mesma situação...
Mesmo com a existência das armas nucleares,existiu a necessidade de se  acrescentar outros meios de destruição como as armas químicas e biológicas. Através do mercado negro,espalha-se essas mesmas armas, controlado por redes mafiosas, que fornece essas mesmas armas aos grupos terroristas. A moeda de troca é a droga, originando assim um outro tráfico.



Atentado as torres gémeas,no dia 11 de setembro de 2001

Atentado em Madrid,nos transportes ferroviários em 2004


*AMBIENTALISMO

O ambientalismo é um desafio. Certos factores levaram a que destruição do planeta, acelera-se, exemplo disso é o crescimento demográfico e as transformações económicas. Com o aumento da população no mundo, verificou-se que o consumo de recursos naturais aumentou,destinado ao fabrico de bens essenciais para o ser humano,como agua,solos...outro dos efeitos do crescimento de população, é a destruição de florestas tropicais que com a busca de recursos,destroem ecossistemas de plantas e animais.
Existem vários "ataques" á natureza, por exemplo, com a busca de terras e a sua exploração, destrói-se ecossistemas, os solos tornam-se mais vulneráveis à seca e à erosão e ainda o progresso industrial e tecnológico provoca gastos energéticos e poluição.
Desde á imenso tempo, que os cientistas, revelam preocupação com a destruição da camada do ozono, que nos protege contra as radiações ultravioletas. O “efeito de estufa”, , é uma das perigosas ameaças que está sobre a Terra. Resulta das elevadas concentrações de dióxido de carbono na atmosfera,que provêm do crescimento populacional, do desenvolvimento industrial e da proliferação de veículos.
A Cimeira da Terra avançou com um conjunto de propostas tendentes à gestão dos recursos da Terra, para que a qualidade de vida das gerações futuras,seja pacifica.
E se os países desenvolvidos gastam fortunas com a limpeza de rios e edifícios, o controlo de gases tóxicos, o tratamento de desperdícios e a reciclagem de materiais, tais esforços de preservação do ambiente mostram-se terrivelmente comprometidos, no superpovoado e pobre mundo em desenvolvimento.





O protocolo de Quioto tinha em vista que os países desenvolvidos, reduzissem as emissões de gases prejudiciais para o "efeito de estufa"



A afirmação do Neoliberalimo

Os choques petrolíferos, a inflação, o abrandamento das actividades económicas e o desemprego,originaram uma poderosa crise.
Surge uma nova doutrina económica denominada de neoliberalismo, propondo-se a reerguer o capitalismo.
Atento ao equilíbrio orçamental e à redução da inflação, o neoliberalismo defende o respeito pelo livre jogo da oferta e da procura, e opta por medidas de rigor. O Estado neoliberal diminui a sua intervenção económica e social, valoriza a iniciativa privada, incentiva a livre concorrência e a competitividade.
A globalização apoiada nas modernas tecnologias da informação e da comunicação, a produção e a comercialização de bens e serviços, bem como os influxos dos capitais, ultrapassam as fronteiras nacionais e organizam-se à escala mundial.



Andreia Cabral nº:5
Fontes: Livro "O tempo da História A" - 3ºparte, 12ºano

Sem comentários:

Enviar um comentário