domingo, 15 de abril de 2012

A Hegemonia dos Estados Unidos da América



Introdução

Em 1945, chegou ao fim o segundo grande conflito que afectou todo o mundo. Surgiram duas ideologias completamente opostas defendidas pelas duas grandes superpotências: Estados Unidos e URSS. Os primeiros aliaram-se à Europa Ocidental criando a NATO, defendendo o antipartidarismo e a economia de mercado. Ganharam destaque devido aos seus avanços tecnológicos e à ajuda que conseguiram conceder à Europa para que se reconstruísse através da ajuda do Plano Marshall.

Os Presidentes

George Bush (pai)
George Herbert Walker Bush nasceu em Milton a 12 de Julho de 1924. Frequentou a Academia Phillips em Andover, onde se destacou como capitão da equipa de basebol. Em 1942, alistou-se na marinha, o que o levou a ser aviador naval durante a Segunda Guerra, serviço pelo qual recebeu vários prémios e condecorações incluindo a Medalha da Vitória da Segunda Guerra Mundial.
foi, inicialmente, director da CIA e embaixador da ONU. Trabalhou com Ronald Reagan de 1981-1989 como seu vice-presidente. Foi o 41º presidente dos Estados Unidos da América, desde 1989 até 1993.






Bill Clinton

William Bill Jefferson Clinton nasceu em Hope, no Arkansas, a 19 de Agosto de 1946. Foi criado pela mãe e pelo padrasto, uma vez que, o seu pai morreu num acidente três meses após o seu nascimento. Frequentou a Universidade de Yale onde conheceu a sua mulher.
Foi governador do Arkansas durante dois mandatos. Tomou posse no final da Guerra Fria, tornando-se o 42º presidente dos EUA e o mais jovem a tomar posse. Foi durante o seu mandato que se deu o maior período de expansão económica em tempos de paz. Foi acusado de se envolver com uma estagiária na Casa Branca, mas acabou por ser absolvido pelo Senado. Manteve o cargo de 1993 até 2001, desenvolvendo acções humanitárias desde o seu afastamento.




G
eorge Bush (filho)

George Walker Bush nasceu em New Haven a 06 de Julho de 1946. Estudou na Academia Philipps, tal como o pai, formou-se em Yale e trabalhou na empresa de petróleo da sua família. Fez parte da Força Aérea do Texas, acabando por ser acusado de não cumprir o seu serviço na Guerra do Vietnam. Foi governador do Texas desde 1995 até 2000. Um ano mais tarde, tornou-se no 43º presidente do país, seguindo as passadas do pai.
Durante o seu mandato, deram-se os ataques do 11 de Setembro que além de abalarem os americanos, mudaram a ordem do mundo, alertando para a ameaça que é o terrorismo. Bush recebeu então grande apoio.



Barack Obama

Barack Hussein Obama nasceu em Honolulu, no Hawai, a 04 de Agosto de 1961. A sua mãe tinha ascendência indígena cherokee enquanto que o pai vinha de uma etnia da Tanzânia e do Uganda. Por estes motivos, Obama denomina-se de afro-americano. Os pais divorciaram-se e o seu pai mudou-se para o Quénia onde acabou por morrer num acidente de viação. A mãe voltou a casar com um indonésio e foram morar para o país natal dele. Frequentou escolas em Jakarta até aos 10 anos e depois regressou a Honolulu para morar com os seus avós. Lá frequentou a escola Punahou e mais tarde estudou na Occidental College em Los Angeles, sendo formado em Direito.
Foi senador do Estado de Illinois. Tornou-se no 44º presidente dos Estados Unidos em 2008 e, dado que, é o primeiro presidente afro-americano, é visto como um elemento de união. Ganhou o Prémio Nobel da Paz em 2009.
Barack Obama proferiu esta frase após ser o presidente mais votado na história dos EUA:
"Se existe alguém que ainda duvide que os Estados Unidos sejam o lugar onde todas as coisas são possíveis, que ainda questione a força de nossa democracia, a resposta está aqui esta noite."



A Prosperidade Económica


Os Estados Unidos empenharam-se em combater o comunismo e as suas alianças espalhavam-se um pouco por todo o mundo. Durante este período que sucedeu ao fim da Segunda Guerra Mundial, a democracia ganhou um novo rumo e surgiram os Estados Providência. Os Estados eram mais responsáveis pela população e pela sua qualidade de vida, concedendo subsídios e mantendo-se presente na sua vida respeitando os seus interesses. O mundo capitalista em que assentavam estes Estados, sofreu um grande abalo na década de 30 durante a Grande Depressão, mas conseguira recompor-se e os Estados Unidos conheceram os "Trinta Gloriosos" de 1945 até 1973, no qual a prosperidade económica atingiu o seu auge, transformando a sociedade numa sociedade de consumo. Os Estados Unidos da América tornaram-se, então, a maior potência mundial.
O Estado incentiva (ainda hoje), as empresas livres e o espírito de iniciativa de cada um. A imagem de sucesso do país é um multimilionário bem sucedido na vida empresarial. Para que tudo isto seja possível, aumentam a competitividade das empresas não pondo obstáculos à mobilização de mão-de-obra, diminuindo os encargos da segurança social e aliviando a carga fiscal. Assentes nestes termos, surgem enormes multinacionais e uma densa rede empresarial dinâmica e inovadora que criou postos de trabalho para grande parte da população. Devido às alianças estabelecidas e aos inúmeros interesses que manifestam, a sua área de influência alarga-se a todo o mundo e a toda a economia mundial.
O sector terciário passou a predominar na economia americana albergando 75% da população activa. Este predomínio do tnão significa, no entanto, que os sectores agrícola e industrial tenham sido descuidados. As unidades agrícolas mantiveram a sua produtividade muitíssimo elevada fazendo uso dos novos avanços tecnológicos. O mesmo se passou com a actividade pecuária. Grandes empresas como a Boeing e a Coca-cola investiam nestas áreas. Estes avanços permitiram a criação de novas indústrias como na produção de sementes e na maquinaria agrícola até à embalagem dos produtos e à transformação e comércio dos mesmo, criando assim uma rede agro-industrial. O país tornou-se um grande exportador de produtos agrícolas e a sua indústria deixa de dar tanta importância aos sectores que vigoravam até então (siderurgia e têxteis, por exemplo). As produções de soja, milho, automóveis, produtos farmacêuticos que reflectiam os avanços da química, trigo, citrinos, porcinos, bovinos, entre outros, conferem aos Estados Unidos um lugar de destaque beneficiados pela sua localização geográfica e por usufruirem de diferentes tipos de climas.




As empresas começam a trabalhar em conjunto com as Universidades mais conceituadas, permitindo assim, os avanços tecnológicos constantes. O maior expoente disto é a relação empresarial em Silicon Valley com a Universidade de Stanford, a mais antiga dos Estados Unidos.


Silicon Valley fica no Sul da Baía de S. Francisco no Norte da Califórnia. Lá encontram-se sedes das maiores empresas mundiais. É considerado um dos maiores centros de avanços tecnológicos dos Estados Unidos e trabalha conjuntamente com a Universidade de Stanford. Isto permitia criar novos postos de emprego para os estudantes que acabavam de se formar. Foram criados programas para que os empregados que trabalhavam a tempo inteiro nas empresas pudessem concluir a sua pós-graduação.
Quando Bill Clinton assumiu a presidência, procurou desenvolver as relações comerciais dos Estados Unidos com outros países. A Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), criada em 1989, foi reforçada, reafirmando o destaque americano no Pacífico. Criou-se o Acordo do Comércio Livre da América do Norte (NAFTA), que unia os Estados Unidos, o México e o Canadá num tratado económico que permitia a livre circulação de bens e capitais. Tanto o México como o Canadá, passaram a depender ainda mais da economia americana, no entanto, lucracaram com o estabelecimento do acordo. Clinton tentou também estabelecer um tratado que unisse a América do Norte à América Latina, no entanto, foi contestado pois os países latinos não queriam depender da enorme superpotência.




Dinamismo científico-tecnológico

Durante a Guerra Fria, ficou claro que um país era reconhecido quanto maior fosse o seu avanço tecnológico. Assim sendo, os Estados Unidos lideravam o mundo, fazendo grandes investimentos na investigação tecnológica e científica.
Foram criados diversos tecnopolos, tal como o de Silicon Valley, que acabou por ser o berço da Internet. Isto permitiu que se desse a chamada III Revolução Industrial e que surgissem economias digitais. Estas permitiam que o comércio fosse feito online e foi um dos maiores fenómenos da viragem do século.

O G8
Este grupo envolve os sete países mais industrializados e desenvolvidos do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Inglaterra, França, Itália e Canadá) mais a Rússia que não participa em todas as reuniões do grupo. Reúnem para discutir problemas mundiais e fazem grandes investimentos.
Na área das tecnologias, os Estados Unidos investem mais do que qualquer um deles e estes investimentos excedem até o conjunto de investimentos dos outros sete países.



  A Hegemonia Político-Militar

George Bush (pai) falou na criação de uma nova ordem mundial, defendendo que nos últimos anos do século o mundo tinha atingido a sua maturidade, orientando-se pelos valores que permitiram o aparecimento da ONU. Assumiam o papel de liderança em vários assuntos do mundo, assumindo-se como os "Polícias do Mundo".
As Nações Unidas aprovaram que fosse feita uma operação militar que pusesse fim à invasão do Kuwait pelo Iraque, na chamada Guerra do Golfo no ano de 1991. A superioridade americana era evidente face ao quarto maior exército do mundo, o iraquiano. Os investimentos em armamento continuaram, dado que, ainda existiam desconfianças face à Rússia que merecia vigilância e a ameaças que consideravam de segunda classe como a China e o Iraque.
Multiplicaram a imposição de sanções económicas a fim de acabar com as infracções dos direitos humanos e para acabar com a repressão política e organizações terroristas. O papel da NATO foi reforçado devido à queda da URSS. Passou-lhe a ser atribuída a função de defender a Europa sendo-lhe permitida a intervenção militar. Isto fez com que tivessem um papel militar activo quer nas causas mais humanitárias, quer no combate ao terrorismo.
Tudo isto, serviu de motivação à invasão do Iraque em 2003 com vista a acabar com o terrorismo e com o regime de Saddam Hussein. Bush (filho) pretendia criar uma democracia no Iraque e incapacitado de levar adiante o seu objectivo, perdeu o apoio que conquistara com os atentados do 11 de Setembro. Barack Obama prometeu, quando foi eleito, retirar as tropas do Iraque após terem 9 anos da invasão ser feita.


11 de Setembro



Os ataques do 11 de Setembro foram liderados pela Al-Qaeda a 11 de Setembro de 2001. Dois aviôes sequestrados bateram intencionalmente nas Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque. Em apenas duas horas, ambos os edíficios, bem como alguns edifícios vizinhos, desmoronaram. Um terceiro avião embateu no Pentágono perto de Washignton DC. Ainda caiu um quarto avião num campo da Pensilvânia, cujo o destino se pensa que seria atingir a capital. Morreram 2.996 pessoas, incluindo os 19 sequestradores.
Os Estados Unidos acabaram por responder prontamente a estes ataques invadindo o Afeganistão para pôr fim ao Taliban que deu abrigo aos agentes da organização terrorista. Foram criadas novas medidas de segurança para combater o terrorismo por todo o mundo.
Este dia ficará na memória de muitas pessoas durante muito tempo, o mundo inteiro assistiu praticamente em directo à queda das torres e aos atentados, viram as pessoas sofrerem por terem perdido entes-queridos, muitas nações foram representadas nas cerimónias que prestaram homenagem por terem sido perdidos cidadãos de várias nacionalidades. Este acontecimento, abriu os olhos para a expansão destes actos terroristas e serviu de motivo para a invasão do Iraque.








Bibliografia

Infopedia
Youtube
Wikipédia
Livro "O Tempo da História", 12º ano, de Célia Pinto Couto e Maria Antónia Monterroso Rosas.



Trabalho realizado por :

Ana Catarina Borges nº1

Sem comentários:

Enviar um comentário