terça-feira, 17 de abril de 2012

As transformações demográficas, sociais e culturais após a integração de Portugal na CEE

     Com a integração de Portugal na Comunidade Económica Europeia, a 1 de Janeiro de 1986, foi possível verificarem-se imensas alterações a nível demográfico, social e cultural no nosso país. Desde a integração que, numa fase inicial, Portugal viveu um período de dificuldades económicas. Os impostos haviam aumentado, os créditos cresciam de uma forma inacreditável, os investimentos industriais internos não se revelaram competitivos de modo que faziam com que a nossa dependência económica com o exterior se mantivesse alta. Assim, também o desemprego aumentou.

Documento 1 

     A nível demográfico, já no início do 2º milénio, encontramos em Portugal uma população muito envelhecida. A taxa de natalidade era muito reduzida, e tal como podemos verificar após análise do documento 1, em 2001 a taxa de natalidade desce repentinamente. Deu-se também um grande aumento dos valores relativos às emigrações, assim como se verificou a desertificação do interior. Em Portugal, nesta altura, no interior, ficam apenas os mais velhos e os mais novos "partem" à procura de melhores condições de vida. Dá-se assim a litoralização e o forte aumento populacional nas grandes áreas suburbanas do nosso país, é significativo.


Documento 2



     Portugal surge também como que um país de imigrações. Desde cedo (fim dos anos 70) que a vaga imigratória havia começado, contudo no início do milénio, o número de imigrantes aumenta como forma de proveito do acordo de livre circulação no "Espaço Schengen". (documento 2)
     A partir de 2000, Portugal denota ainda um aumento do número de chineses no nosso país que, rápida e eficazmente se instalaram  no mercado de trabalho, através da criação de lojas de comércio a retalho e restauração.


     Após a integração de Portugal na CEE, a sociedade também começou por se revelar uma sociedade com a mente aberta a novas ideias.
     A mulher emancipa-se e para a sociedade, deixa de ser quem deve ficar em casa a tratar da lida doméstica e a cuidar dos seus filhos e passa a ser parte da população activa, entrando assim no mercado de trabalho.
     Já no contexto família, o mesmo se sucede, ficando o homem e a mulher no mesmo pé de igualdade.
     Neste período, os país começam a revelar uma forte preocupação com a escolarização dos seus filhos e desta forma, investem continuamente na mesma. Tal deve-se ao facto de entretanto, a população activa passar a ter melhores condições de trabalho e ser melhor remunerada, e também ao facto de existir uma maior facilidade no acesso ao ensino (incluindo o ensino superior). Em suma, as condições de vida melhoram e isso faz com que a população passe a investir em segundos bens que numa fase de dificuldades, não investiria.



Documento 3

     E é assim que se dá o desenvolvimento cultural do nosso país após a integração de Portugal na CEE. Passa-se a frequentar locais de lazer, onde são discutidos temas de toda a espécie, passa a haver um interessa na leitura, quer de revistas, quer de jornais, como forma de conhecimento da actualidade em questão, assim como de livros. Na literatura, destaca-se José Saramago com a conquista do 1º Prémio Nobel da Literatura (Documento 3).
     Surgem também estações televisivas independentes do Estado, o que fez com a cultura da população portuguesa se modificasse completamente.
     A nível tecnológico, podemos destacar ainda o surgimento de novos aparelhos de som, imagem e de vídeo, e até os telemóveis que hoje em dia, se tornam um objecto quase que indispensável para grande parte da sociedade portuguesa.
     Como tudo, também existem desvantagens com todas estas transformações, quer a nível cultural, quer a nível das mentalidades. Entre elas, podemos destacar, por exemplo, o grande aumento do consumo de electricidade, consequente das inovações tecnológicas.
     Em suma, podemos concluir que, apesar de na década de 80, Portugal ter passado por um período de dificuldades económicas que na actualidade se está a repetir, no final dos anos 90 e na entrada para o 2º milénio, Portugal sofreu uma série de mudanças, num período após a sua integração na Comunidade Económica Europeia.

Bibliografia:

- Manual de História A 12 "O Tempo da História", 3ªParte, Porto Editora
- Site do Instituto Nacional de Estatística (www.ine.pt)
- Wikipédia

Realizado por:

Maria João Borges 12ºI Nº25

Sem comentários:

Enviar um comentário