quinta-feira, 24 de novembro de 2011

2º Guerra Mundial


A Divulgação dos Ideais Fascistas
Os anos 30 foram um período de regressão para as políticas demoliberais. Após a 1º Guerra Mundial e o crash da bolsa nos E.U.A as populações europeias que tinham perdido a guerra ou então que não viram seus desejos cumpridos culparam os seus regimes políticos.
Estes sistemas autoritários e totalitários começaram a surgir em toda a Europa em 1933 quando foi instaurado o nazismo na Alemanha liderado por Adolf Hitler. Surgiram também outras importantes ditaduras, o Fascismo na Itália por Mussolini, o Estalinismo na Rússia por Estaline e em Portugal com o Estado Novo de Oliveira Salazar. Estes regimes caracterizavam por defenderem o autoritarismo, totalitarismo, nacionalismo, corporativismo, militarismo, seguiam o culto do chefe e da personalidade, eram violentos e repressivos, aprovavam uma politica de autarcia, entre outros.
A divulgação do fascismo por todo o mundo levou a que outros países da Europa aderissem a esta corrente. Fora da Europa existiram países na América Latina como o Chile, o Brasil e a Argentina a aderirem ao Fascismo. No Extremo-Oriente com o Japão a por fim ao processo de democratização e a impor o fascismo. Voltando à Europa, mesmo nos países liberais surgiram grupos de apoiantes das ideias fascistas mas nestes a democracia acabou por resistir.

Antecedentes da 2ª Guerra Mundial: A Guerra Civil Espanhola
            As ditaduras fascistas queriam expandir o seu território, o Japão, em 1931, invadiu a Manchúria e a China e abandonou a Sociedade das Nações, tendo assim liberdade para expandir o seu território. A Itália seguiu o mesmo exemplo do Japão conquistando a Etiópia entre 1935-36. O mesmo aconteceu com a Alemanha mas esta em grande escala. Abandonou a Sociedade das Nações em 1933 e começou a reconstruir o seu império, retomou o Sarre e remilitarizou a Renânia fugindo às obrigações do Tratado de Versalhes, anexou a Áustria e a terra dos Sudetas na Checoslováquia, com os Acordos de Munique feitos com a França, Alemanha e a Inglaterra que não ofereceram oposição à Alemanha na conquista dos Sudetas achando que estariam “saciadas” as ambições territoriais de Hitler.
Cartaz da Guerra Civil Espanhola
            A Guerra Civil Espanhola iniciou-se em 1936, após a ditadura do General Primo de Rivera, apoiado pelo rei Afonso XVIII, e pela crise mundial começaram a surgir descontentamentos face à monarquia. Crescem os ataques e surge a Frente Popular, uma coligação entre anarquistas, comunistas e socialistas. De um lado lutavam a Frente Popular, do outro lado os nacionalistas, compostos por monárquicos e militares de extrema-direita, chefiados pelo militar Francisco Franco. A Alemanha e a Itália deram apoio aos nacionalistas, a União Soviética apoiou os republicanos que apresentavam tendências esquerdistas. Tanto a Alemanha, a Itália e a URSS usaram a guerra como uma oportunidade para testar armas e tácticas melhores. Além disso os italianos esperavam estender a sua influência ao Mediterrâneo Ocidental.
Os nacionalistas acabariam por ganhar a guerra em 1939 dando lugar á instauração de mais um regime de ditadura de direita. O Bombardeio de Guernica foi considerado um ataque terrível na época mas foi uma operação táctica contra uma cidade com importantes comunicações militares próximas à linha de frente e as estimativas modernas. Da guerra resultaram mortos, feridos e desaparecidos, entre 500 000 a 1 000 000. Os espanhóis que tinham ficado ao lado dos Republicanos foram perseguidos.
Cidade de Guernica destruída

Relativamente aos países que apoiaram os grupos, a Alemanha e a Itália aliaram-se através do eixo/pacto Roma-Berlim. Japão e Alemanha, por outro lado, tinham-se unido no Pacto Anti-Komintern ou eixo Berlim-Tóquio. Com a adesão da Itália, em 1937, configurava-se a Tríplice Aliança, que se manteria até a Segunda Guerra. Estas uniões eram alianças político-militares de apoio á eventualidade de uma guerra.
Passado a Guerra Civil Espanhola continuou-se a ver a anexação de territórios por parte das ditaduras. A Itália conquistou a Albânia e a Alemanha negociava com a URSS um pacto de não-agressão. Com as conquistas alemãs e os pactos e alianças feitas por Hitler este pensava que tinha a devida cobertura para a expansão do seu país.
Vendo o avanço alemão, a Inglaterra e a França proclamaram o apoio dos países ameaçados pelas conquistas alemãs, o caso da Polónia, Grécia ou Roménia, e declaram guerra a Alemanha quando esta invade a Polónia a 1 de Setembro de 1939.
Eixo Berlim-Roma-Tóquio



A Segunda Guerra Mundial - o fim do que tinha começado em 1914
            A segunda guerra mundial começa em 1939 com a invasão da Alemanha à Polónia, formam-se 2 grupos, o Eixo formado pela Alemanha, a Itália e o Japão, entre outros e os Aliados formado pela Inglaterra e a França inicialmente, pela URSS em Junho de 1941 e pelos E.U.A. em Dezembro de 1941. Esta seria uma guerra que se estenderia a todos os cantos do mundo. É uma guerra com 3 fases: a primeira é a fase do “blitzkrieg”, a guerra relâmpago, uma guerra num movimento centrífugo em que as forças do Eixo dominam a Europa devido ao seu forte armamento. Os países europeus sem capacidade militar ficam sobre o domínio nazi. Esta fase é uma fase de invasões na Europa com a invasão da Noruega, Dinamarca, Países Baixos, Bélgica e França em 1940 e os bombardeamentos sobre Londres em Agosto do mesmo ano. Em 1941 dá-se o ataque da Alemanha á URSS em Junho e dá-se a entrada da URSS na guerra unindo-se aos Aliados. Fora da Europa dá-se o ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor a 7 de Dezembro de 1941 e os E.U.A. entram na guerra e juntam-se aos Aliados que já tinham o apoio da URSS.


USS Arizona em chamas em Pearl Harbor
A segunda fase é a fase da mundialização do conflito que leva a um equilíbrio de forças, ou seja, é a fase da inversão da guerra. Esta fase é caracterizada pelo reforço dos Aliados ao verem inseridos no seu bloco os E.U.A. e a URSS. Esta fase vai de 1942 a 1943. Na Europa ocorre a Batalha de Estalinegrado entre Setembro de 1942 até Fevereiro de 1943, em Setembro de 1943 dá-se a Capitulação da Itália e os bombardeamentos sobre Berlim. Na Ásia a 7 de Julho de 1942 dá-se a Batalha de Midway e Guadalcanal. Em África dá-se a Batalha de El Alamein em Outubro de 1942.
Desembarque das tropas americanas na Normandia

A terceira e última fase é a fase de mudança, retaliação, domínio e vitória dos Aliados. No continente europeu dá-se o desembarque das tropas alemãs na Normandia a 6 de Junho de 1944 que ficou conhecido como o “Dia D”. Dá-se a retirada da Alemanha de África no mesmo ano e na Ásia dá-se a reconquista americana.

Em 1945 ocorre a conferência de Ialta, a capitulação alemã a 8 de Maio de 1945 e a conferência de Potsdam entre Julho e Agosto de 1945. Na Ásia dá-se o ataque da bomba atómica americana à cidade japonesa de Hiroshima e a 2 de Setembro de 1945 dá-se a capitulação do Japão.
Os Aliados saem vitoriosos, após a rendição da Alemanha e do suicídio de Hitler, e a Europa fica marcada pela destruição, pelas mortes e por um novo mapa geográfico, com a formação de novos países, e por último o fim das ditaduras fascistas.

Desfile de vitória por parte dos Aliados

Fontes: Caderno
            Manual "O Tempo da História" 12º Ano- Unidade 3
            Wikipédia 

Trabalho realizado por: Bruno Fernandes  Nº8  12ºI

Sem comentários:

Enviar um comentário