sábado, 26 de novembro de 2011

Nazismo

 Introdução:
 No final da primeira guerra mundial, instaura-se na Alemanha, a república de Weimar, seguindo um modelo parlamentarista democrático, ou seja o Presidente da República nomeava um chanceler a quem ficaria entregue o poder executivo, e por sua vez o poder legislativo, ficaria entregue ao cargo de um parlamento (Reichtag). 
 O governo republicano que vigorava na Alemanha, tentava ultrapassar diversos problemas económicos, gerados pela guerra e pelas várias obrigações incluídas no tratado de Versalhes que lhe teria sido imposto. Em Janeiro de 1919, líderes comunistas, como Rosa Luxemburg e Karl Liebknecht procuravam a insurreição do proletariado alemão contra o regime capitalista, tendo sido assassinados por um grupo de oficiais de direita. A burguesia alemã temia a expansão do movimento socialista e passou a fornecer apoio a um pequeno partido liderado por Adolf Hitler.


 Ascensão de Hitler:

Terminada a primeira guerra, Hitler dirige-se a Munique. Acabando por se juntar em Setembro de 1919, ao Partido dos Trabalhadores Alemães, fundado em 1919. Em 1920, esse partido passou a se chamar Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. 
 Algum tempo depois, Hitler torna-se chefe do partido. Em 1923, tenta uma rebelião contra o governo, porém foi logo reprimido pelas forças do estado. Foi condenado à prisão, onde escreveu parte do livro Mein Kampf. 
 Tendo sido libertado oito meses depois e dedica-se exclusivamente ao crescimento do partido nazista. Difundindo esse partido devido ao seu talento oratório e ao uso de meios para influenciar a opinião pública.
 A grave crise do capitalismo de 1929, piorou a situação alemã, fez com que os nazistas conquistassem a vitória no parlamento alemão. A alta burguesia pressionou o presidente a convidar Hitler para o cargo de chanceler pois o partido Nazista era a solução para a crise do sistema capitalista.

O governo de Hitler:

 Hitler assume o cargo de chanceler em 30 de janeiro de 1933 tendo como principais métodos utilizados a violência brutal ou opressiva contra seus opositores.Em Março de 1933, depois de o Partido Nazista obter nova vitória nas eleições para o Reichstag, Hitler consegue com que o presidente Hindenburg decretasse a dissolução do parlamento alemão, logo, poder Legislativo passou a ser exercido pelo Executivo.
 A violência exercida aos seus opositores era geralmente exercida pelo policia secreta do estado Gestapo, dirigida por Heinrich Himmler.
 A propaganda de massa feita pelo nazismo exercia um severo controlo sobre as instituições educacionais e sobre os meios de comunicação, ou seja apenas se ouvia o que os Nazistas queriam ouvir. 
 Em Dezembro de 1933, o partido Nazista foi transformado no único partido do estado alemão, e 9 meses depois morre o presidente Hiddenburg e Hitler assume a presidência do país. Hitler dedica-se a reabilitação económica do país, dando atenção também a industria de armamentos de guerra, desrespeitando assim o tratado de Versalhes.
 


Trabalho realizado por: Marcos Sousa Nº23 12ºI

Sem comentários:

Enviar um comentário