sábado, 26 de novembro de 2011

Nazismo

Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha ficou gravemente prejudicada. Os países que saíram vencedores do conflito obrigaram-na a assinar o tratado de Versalhes no qual ficou reconhecida como principal culpada dos danos causados. Encarregaram-na assim de pagar indemnizações pesadas, agravando o estado económico que já se encontrava danificado pelas consequências da guerra.
A Grande Depressão dos anos 30, agravou a situação e, um pouco por toda a Europa viu-se a regressão do demoliberalismo. Com as greves e as revoltas sucessivas, foi necessário implantar regimes autoritários que pusessem fim às várias revoluções e estabilizassem o país.
Adolf Hitler, vivera desde cedo como um mendigo até que se alistou no exército onde conseguiu grande sucesso. A sua maneira de pensar sempre foi muito definida: era nacionalista, antisemitista e achava que as ideias de igualdade entre as raças não tinham sentido uma vez que a raça ariana era superior do seu ponto de vista. Não gostava dos povos latinos e achava que os povos eslavos deviam ser escravos dos germânicos. Em 1923 faz uma tentativa para chegar ao poder, mas esta não é bem sucedida e acaba por ser preso. Aproveitou esse período para escrever o livro 'A minha luta' no qual mostrava as suas ideias. Em 1933, torna-se chanceler e pouco tempo depois instala a ditadura.
Prometendo empregos para todos através de uma forte campanha e também pela repressão e violência, o partido nazi ascendeu rapidamente. A Alemanha tornou-se num país em que o poder do chefe de Estado era totalitário. Hitler suspendeu o Parlamento e assumiu a seu cargo todos os poderes, proibiu a existência de outros partidos, instituiu a censura e perseguiu todos aqueles que considerava de raça inferior entrando assim por uma vertente racista. Além disso, apoiava a conquista de um espaço vital e tornou-se expansionista e imperialista: anexou a Áustria, a Checoslováquia e ainda o corredor de Dantzig pertencente à Polónia em 1938. Em 1939, invadiu a Polónia. Impunha autoridade através do militarismo e da repressão. As pessoas apoiavam o regime e Hitler era adorado pela população. Os jovens desde cedo que tinham a sua mentalidade moldada a partir da Juventudo Hitleriana, existindo assim o corporativismo.
No entanto, o nazismo destacou-se na 'Solução Final' promovida por Hitler. Primeiro surgiram as leis de Nuremberga que proibiam o povo judeu de diversas actividades e impediam a mistura da raça ariana com a judaica. Foi criado o Serviço para a Solução do Problema Judeu em 1936, que se dedicava à perseguição de judeus. Estes eram enviados para campos de concentração, onde eram condenados a trabalhos forçados ou à morte. Cerca de 6 milhões de judeus foram mortos impiedosamente, muitos fugiram. Todos aqueles que fossem suspeitos de ajudar algum judeu a escapar eram tratados como iguais e exterminados. Episódios como o da Noite de Cristal em que imensas sinagogas foram destruídas são exemplos pequenos daquilo que foi verdadeiramente o terror nazi infrigido aos judeus, ciganos, negros, homosexuais, etc.



Trabalho realizado por: Filipe Lima, 12ºI, nº16

Sem comentários:

Enviar um comentário