sábado, 26 de novembro de 2011

O Estado Novo

Desde 1910, ano em que foi implantada a república, que Portugal atravessava uma série de dificuldades a nível económico político e social. Assistiu- se a uma subida sucessiva de diferentes governos ao poder, o que contribuía para a instabilidade do país, governos esses que não foram capazes de atender às necessidades da população e que não impediram a entrada de Portugal na 1ª Guerra Mundial, iniciada em 1914 e na qual o nosso país entrou no ano 1916.
Portugal participou na guerra do lado da Tríplice Aliaça,o bloco que saiu vencido da guerra e ,como tal, não conseguiu escapar ás consequências trazidas pelo final da mesma ,em 1918. O país  assistiu à perda de uma grande parte da sua população activa, por morte ou por invalidez, o que arrastou elevadas despesas para o Estado e contribuiu para o agravamento da sua situação económica.
A descrença na república foi aumentando e existiram várias tentativas de implantar outro tipo de regime no país. Em Dezembro de 1917, dá - se um golpe militar liderado por Sidónio Pais, que, em Abril de 1918, apoiado pelas classes mais conservadoras, nomeadamente, os monárquicos, acabou por vencer as eleições directas e instaurou uma ditadura em Portugal, apesar de se dizer republicano e definir o seu regime como uma " República Nova". Embora fosse adorado pela população, acabou por ser assassinado por um dos seus opositores no mesmo ano.
A morte de Sidónio Pais provocou um clima de grande instabilidade que conduziu à guerra civil de 1919, que envolveu o Porto, adepto da monarquia, e Lisboa, adepta da república.
A guerra terminou em 1922 e, nos anos que se seguiram o descontentamento para com a república foi aumentando e era evidente a necessidade da substituição do regime, essa vontade de mudança era manifestada nos meios de comunicação. Em substituição do regime republicano existiam duas alternativas: os regimes de direita, dos quais faziam parte as ditaduras, e os regimes de esquerda, que diziam respeitam ao comunismo, que tinha sido trazido por Lenine para a Rússia durante a Revolução de Outubro de 1917.
Foi neste contexto que no dia 28 de Maio de 1926 deu – se um golpe militar, liderado pelo general Óscar Carmona, que acabou por conduzir à implantação de uma ditadura militar em Portugal, a mesma que em 1928 passou a ser denominada ditadura nacional.
Nesse mesmo ano, Óscar Carmona convidou António de Oliveira Salazar, um professor catedráctico da Universidade de Coimbra, para ministro das finanças com o objectivo de resolver a situação económica do país. A primeira medida que Salazar tomou enquanto ministro das finanças foi controlar as despezas de todos os ministérios, com a finalidade de reduzir as despesas e aumentar as receitas,o que passava por um aumento dos impostos, colocando, deste modo, o ministério das finanças numa posição superior aos outros. Valorizou também a agricultura, dado que considerava que esta era a base da economia de um país, desenvolvendo uma política de autarcia e conseguindo, de facto, estabilizar a situação económica de Portugal em poucos meses.
Salazar foi,assim , aumentando, progressivamente,o seu poder o que levou a que conseguisse ser eleito primeiro ministro, durante as eleições de1933. A partir desse momento deu -se início ao Estado Novo, um regime bicéfalo, ou seja, um regime onde o poder era partilhado por Salazar e por Óscar Carmona,que se uniram para formar um novo governo e trabalharem em conjunto em favor da nação.
Este novo regime acabou por inspirar - se noutras ditaduras que estavam em vigor noutros países da Europa, nomeadamente, no facismo, em Itália, aplicando o pricipío do autoritarismo, pois, tal como o regime facista, acreditava na ideia de que um só líder seria capaz de elevar o país à condição de grande potência que possuía, anteriormente, e que faria tudo em favor da nação, não privilegiando apenas um só indivíduo,mas sim , todos, defendendo o principio do nacionalismo.
Salazar era, igualmente , adepto do conservadorismo , o que fazia com que os principais ideais do Estado Novo fossem Deus , Pàtria e Família. Para garantir a prevalência desses mesmos ideiais , criou uma série de corporações, entre as quais , a Mocidade Portuguesa, visto que considerava que os jovens seriam a faxa etária que mais facilmente aderiria aos princípios do regime,uma vez que nunca tinham conhecido outra forma de governo, a Legião Portuguesa e a Polícia Política, a PVDE, PIDE, em 1945, que serviam, também, para punir todos os seus opositores ou aqueles que possuíssem ideias contrárias às suas.
Com a ajuda de António Ferro, acabou por desenvolver uma política cultural que tinham como objectivo ocupar os tempos livres da população portuguesa, surgindo a política do espírito, na qual eram expandidos os ideiais do Estado Novo.
A Guerra Colonial deu-se entre 1961 e 1974 e ,ao longo desta, foi-se verificando o desaparecimento de algumas ditaduras na Europa, entre as quais o facismo, na Itália,e o nazismo, na Alemanha. Salazar morreu em 1970, tendo como sucessor Marcelo Caetano,que continuou o projecto do Estado Novo até à Revolução de 25 de Abril de 1974.

Fonte: Aulas

Trabalho feito por : Nadine Maia nª 27

Sem comentários:

Enviar um comentário