quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Transformações após a Primeira Guerra Mundial

A Primeira guerra mundial que desde 1914 opunha a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, terminou em 1918 com a vitória da Tríplice Entente. A primeira composta pelos Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Otomano, e a segunda composta pela Inglaterra, EUA, França, Portugal e Rússia. Neste contexto deram-se um conjunto de transformações a nível político, económico, social, científico e artístico.


Imposições à Alemanha pelo Tratado de Versalhes
A nível político, os Tratados de Paz assinados em 1919, tendo por base os 14 pontos do presidente Wilson, definiram uma série de imposições aos países vencidos. Os impérios foram desmembrados, (sendo que o Império Russo já tinha acabado em 1917 com a revolução soviética), a Alemanha passou a uma república, o Império austro-húngaro passou a dois países independente (Áustria e Hungria) e o Império Otomano passou a Turquia. Foram definidas novos países e novas fronteiras, a Rússia com a saída antecipada da guerra (devido a problemas internos) perdeu alguns territórios, assim como os países vencidos, que viram os seus territórios entregues aos países vencedores. A Alemanha foi a grande perdedora, isto porque, o conhecido “Diktat” de Versalhes, (diktat porque a Alemanha foi obrigada a assinar), responsabilizava-a pela guerra, e não só. Para além de perder territórios, perdeu todas as suas colónias, a frota de guerra, parte da frota mercante, as minas de carvão do Sarre e ainda foi obrigada a pagar as despesas causadas pela guerra. Foi ainda criado um organismo com vista á manutenção da paz e a segurança, a Sociedade das Nações (SDN).


Economicamente a Europa encontrava-se em crise. Os campos encontravam-se destruídos, o número elevado de mortos e inválidos traduzia-se numa redução da população activa, e por consequência destes dois factores existia uma quebra na produção que resultava na subida do preço dos produtos (inflação). Para além disso, alguns países recorreram á emissão massiva de notas que levou a uma desvalorização monetária. Esta crise levou os países a pedirem empréstimo aos Estados Unidos, originando um triângulo financeiro.



Emancipação feminina
A nível social, assistimos a um aumento exponencial das greves e manifestações. Por um lado, os problemas económicos que se faziam sentir acrescentando os magros salários da população e consequentemente a miséria, levava-os a fazer greve. Por outro, o desejo da emancipação feminina levava a população a manifestar-se pelo direito ao voto e pelo trabalho fora de casa, já que foram as mulheres a ocupar os postos dos maridos nas fábricas e no campo a quando da guerra, entendiam que não deveriam abdicar desse direito. A emancipação feminina, a mudança de mentalidades, e o desejo incontrolável de viver intensamente levou a um período conhecido como “Os Loucos anos vinte”. Adquiriram-se novos hábitos de lazer, e de vestuário adequado às actividades exercidas. Cresceu o entusiasmo pela vida nocturna, passaram a frequentar cabarés, teatros, óperas e cafés-concerto. Apreciavam Jazz e danças como charleston, foxtrot e o tango. Vemos a chegada de uma cultura de massas difundida através da imprensa, da rádio e do cinema.
"Loucos anos 20"
Na ciência, o positivismo (determinismo racionalista, objectivo) é posto em causa, e abraçam-se novas concepções científicas como a Teoria da Relatividade (Einstein) e a Teoria Quântica (Max Planck). Ambas as teorias no geral defendem um Universo instável, imprevisível onde não existem regras fixas. Desenvolveu-se também a Psicanálise (Sigmund Freud) para tratar distúrbios psicológicos.

Fauvismo (Henri Matisse)
Na arte surgiu um movimento cultural conhecido como Modernismo, nele existiram diversas correntes. Foram elas o Fauvismo, o Expressionismo, o Cubismo, o Abstraccionismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo. O Fauvismo é caracterizado pela cor intensa, tons considerados violentos para os padrões da época. O Expressionismo também tem por característica a cor, porém apresenta um acentuado pessimismo retratando temas e sentimentos mais negativos. No Cubismo assistimos a uma geometrização das formas representado a natureza por figuras geométricas. O Abstraccionismo caracteriza-se pelo abandono da representação de objectos que se possam identificar. Já o Futurismo define-se pela representação da sociedade industrial e rejeita a estética do passado. O Dadaísmo é inovador e espontâneo é caracterizado pelo uso da troça e da crítica, é incoerente. Por fim, o Surrealismo representa universos absurdos, sonhos e alucinações, utiliza as cores de forma arbitrária.

Expressionismo (Edvard Munch)
Cubismo (Picasso)














Abstracionismo (Kandinsky)

Futurismo (Umberto Buccioni)



















Dadaísmo (Francis Picabia)
Surrealismo (Juan Miró)














Em suma,  a Europa atravessou um período democrático que acabou devido ao fracasso da SDN. A sua dependência externa provocou a ascensão dos Estados Unidos. A mentalidade em relação ao papel da mulher foi modificada pela emancipação feminina, adquiriram-se novos hábitos de diversão e novas modas. Na ciência, o positivismo foi abandonado dando abertura para a incerteza e a instabilidade. Na arte, surgiram novas correstes artísticas bastante inovadoras, libertas da figuração e rejeitando os padrões passados.






Trabalho elaborado por: Márcia Carneiro nº22 



1 comentário: